segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÕES NECESSÁRIAS

         Os avanços tecnológicos estão ocorrendo em ritmo acelerado e tem contribuído de várias formas para melhorar a vida do ser humano, interferindo na maneira como eles agem, pensam e se relacionam na sociedade. E a educação que é à base de toda e qualquer sociedade não poderia ficar de fora, principalmente o Ensino de Geografia que deve formar indivíduos críticos capazes de interagir no meio em que vive, entendendo assim o seu espaço geográfico.
         Podemos perceber que nos últimos anos na sociedade o uso da informação tem desempenhado um papel muito importante. Vem se percebendo a introdução acelerada do uso das tecnologias da informação e comunicação no âmbito educacional inclusive no ensino de geografia no cotidiano escolar, como meio didático de facilitar o ensino e aprendizagem a exemplo da internet, rádio, jornais etc. Além da internet o professor de geografia pode está utilizando outros meios para inovar as aulas, através de vários softwares disponíveis, além de softwares de apresentação como Power Point para produção de slides que possibilite uma maior proximidade do aluno ao conteúdo que está sendo mediado. Além de softwares com funções voltadas principalmente para o contexto geográfico como o Sim City que é um programa de simulação que permite ao aluno simular a construção de uma cidade e a partir dai resolver todos os problemas referentes a mesma construindo a todo momento novos conhecimentos entre outros os softwares destinados a elaboração de mapas, gráficos etc.
             As TIC (tecnologia da informação e comunicação) representam uma ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem, pois pode facilitar a compreensão dos alunos a partir da utilização de laboratórios, imagens de satélites que ajudará na compreensão de como interpretar o espaço geográfico da própria região, os impactos ambientais, fazer uma leitura mais dinâmica do espaço geográfico da sociedade e as suas interferências. No entanto sabemos que a educação vem passando por vários problemas, estando incluso o ensino de geografia, entre eles o modelo de ensino tradicional da geografia onde professor é visto como o dono da verdade, transmissor de conhecimento e os alunos simplesmente como receptor de conhecimento pronto e acabado. Porém não é possível ter o uso das tecnologias da informação como solução dos problemas da educação, mas como um recurso facilitador do processo de aprendizagem, pois não é a mesma sozinha que pode salvar a educação.
            É preciso muito cuidado por parte dos professores ao utilizarem a internet como instrumentos de pesquisa para os alunos, pois nem sempre se tem um bom uso da internet, é preciso reconhecer seu papel como fonte de pesquisa e não como detentora de todo o conhecimento pronto e acabado ou até mesmo não utilizá-la como uma maneira de substituir a presença do professor. As novas tecnologias devem ser usadas para facilitar o processo de aprendizagem, mas para isso se faz necessário que os professores conheçam os softwares para poder trabalhar com os alunos, pois, não adianta utilizar uma infinidade dos mesmos se o professor não possuir o conhecimento necessário para manuseá-lo e mediar este conhecimento aos alunos, dessa maneira se tornará apenas mais um recurso que não possui nenhuma eficácia no processo de ensino-aprendizagem.
           Embora as TIC ainda não estejam disponíveis para todos, ela possui a função de ajudar professores e alunos a adentrar no processo de inclusão digital, pois surgirá a necessidade que os mesmos aprendam a utilizar os instrumentos necessários para usufruir de todos os benefícios que estas podem proporcionar. Levy nos traz que o desafio para todos aqueles que trabalham com as novas tecnologias é discutir e propor alternativas que possibilitem as condições para o acesso desses bens socialmente produzidos ao maior número de pessoas. As TIC promovem novas formas de sociabilidade (Levy 1999) e instituem um novo estatuto do saber. O que infelizmente esta apresentada como uma nova utopia, pois embora uma gama cada vez maior de pessoas esteja tendo acesso às tecnologias ainda se tem muito que galgar para que se obtenha um resultado satisfatório. Diante das novas tecnologias no contexto escolar os governantes têm o dever de criar projetos onde garanta o maior acesso a esses bens além de cursos de capacitação para os professores, pois os mesmos precisam estar capacitados para utilizar esses instrumentos tecnológicos, sendo mediadores na pratica pedagógica, sendo mais um meio para tornar as aulas de geografia mais dinâmicas e atraentes.
             É fundamental que o professor na escolha de qualquer software conheça e detenha conhecimento acerca do mesmo antes de aplicar em sala de aula para que a mediação aconteça da melhor maneira possível e ambos construam conhecimento e aprendizagem aconteça de maneira satisfatória, no entanto isto só será possível se o professor participar de cursos de capacitação periodicamente uma vez que o meio tecnológico está se renovando a todo tempo. .















                                                                  Autoras: Norma Célia. Silvana Santos e Gení Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário